Nada do que vivemos tem sentido, se não tocarmos o coração das pessoas.

Cora Coralina

domingo, 7 de novembro de 2010

Relato de Experiência



Estou como gestora há dois anos, porém fui coordenadora pedagógica durante vários anos; passei por diversas gestões e de cada uma delas pude tirar o que deram de bom e de ruim.

Ser gestor de escola não é fácil, pois a diversidade individual e cultural dos atores que nela estão inseridos é grande. O trabalho é árduo, de conscientização e de respeito com a individualidade de cada um. As diferenças não se encontram só no meio discente, mas também no meio docente, de funcionários e pais de alunos. Meu trabalho é pautado na igualdade de tratamento para com cada um, respeitando sua individualidade e suas opiniões. Não é fácil manter um grupo coeso e unido em um só propósito, que é o de minimizar as questões de aceitação de nós para com o nosso próximo, que muitas vezes julgamos diferentes de nós ou do nosso grupo. Nossos professores trabalham bastante essa questão para manter o respeito pela cultura e pela individualidade do outro.

Em nossa comunidade escolar encontramos muitos problemas quanto a isso, porém, temos feito um trabalho em que tem diminuído bastante os atritos. Buscamos sempre mostrar o porquê de cada opinião e a importância de se respeitar o pensamento ou as idéias dos outros, tentando assim uni-las e formar um só pensamento que seja direcionado ao bom andamento do trabalho e da melhora da educação em nossa comunidade escolar. Em nossas reuniões de pais damos oportunidade dos pais questionarem e juntos acharmos as respostas para todos os problemas que se apresentam; não é muito fácil lidar com esse tipo de abertura para os pais na escola, mais com isso temos ganhado a simpatia e o apoio para tudo que queremos implantar como melhora em nossa comunidade escolar.

DIVERSIDADE = VARIEDADE, DIFERENÇA, e como podemos sobreviver num mundo sem as diferenças, sem as variedades? Procuro sempre deixar claro para todos os envolvidos em nossa comunidade escolar, que são essas diferenças e variedades de cultura, de opiniões que tornam nossa vida mais bela e mais interessante, pois com isso temos a oportunidade de vivenciar vários aprendizados de “mundo”.

Com a chegada da “gestão democrática”, temos transformado em realidade situações e oportunidades que há alguns anos atrás eram só utopia; temos materiais, alimentação, passeios culturais e muitas outras coisas dentro de nossas escolas depois que os recursos foram liberados para serem administrados por esta, e que ela ganhou um conselho para juntos tomarem as decisões do que é mais importante para a aplicação destes recursos. A gestão democrática é muito importante, quando realmente ela é democrática, quando você toma decisões junto com outros que estão envolvidos no mesmo processo, pois assim você tem mais segurança e respaldo ao tomar decisões. Vejo um grande avanço em nosso sistema educacional brasileiro, pois este tipo de gestão abre portas para que cada escola levante seus problemas e descubra a melhor maneira de atacá-los.

Tudo isso que vem acontecendo tem melhorado gradativamente, ainda não é o ideal, mais aos poucos vamos conquistando uma melhora em nossa educação brasileira, e não vejo uma melhor forma de demonstrar isso senão com as avaliações de larga escala que vem acontecendo e que tem sido uma forte aliada dos gestores e professores para ver onde está a falha em nossa escola, quanto ao aprendizado dos alunos. Sou muito a favor dessas avaliações, pois elas chamam, nós gestores a responsabilidade de fazer melhorar o aprendizado de nossos alunos, não vejo como uma medição de saberes, mas como uma fonte inesgotável de compreensão de onde estamos falhando e onde devemos melhorar. Em nossa escola temos atacado os pontos mais fracos do aprendizado de nossos alunos, que são a leitura e escrita e a matemática, temos realizado muitas atividades envolvendo leitura e escrita e trabalhado muito com jogos matemáticos para minimizar essa brecha, melhoramos nosso ideb, ainda não foi para a meta que nós como unidade escolar nos propusemos a alcançar, mas vamos continuar trabalhando para que nosso próximo ideb seja de excelência, isso nós dá garra e força de vontade de melhorar e ver nossos alunos saindo vencedores das suas dificuldades.

Nenhum comentário:

Postar um comentário