Nada do que vivemos tem sentido, se não tocarmos o coração das pessoas.

Cora Coralina

domingo, 7 de novembro de 2010

Gestão Escolar


Após assumirmos a escola, começamos um intenso trabalho de busca da valorização da educação, em todos os sentidos desta palavra. O primeiro passo foi elaborar o Projeto Político Pedagógico com a cara da nossa comunidade escolar e com o envolvimento de todos neste processo. Buscamos com ele um contato maior com os responsáveis dos alunos, com os próprios alunos; criando uma relação de confiança, e de todos que fazem parte do cotidiano escolar.

Inserimos projetos que resgatassem a leitura e escrita, o respeito e a valorização do próximo, do meio ambiente e o da nossa cultura que é tão diversificada. Nosso corpo docente tem estado muito engajado na busca de ações de ensino que venham suprir as necessidades e carências de nossos alunos em relação a Educação propriamente dita. Para isso temos oferecido formações dentro da própria Unidade Escolar e propiciado a ao corpo docente participar de outras formações fora dela.

Não é fácil resgatar algo que está tão deteriorado, apesar das várias leis, como a educação das séries iniciais do Brasil; é um trabalho árduo e que a cada conquista celebramos mais uma vitória. A união da equipe e a possibilidade de poder participar das decisões vêm abrindo caminho para esta melhoria.

Vejo que é preciso despertar em toda a comunidade escolar, nisso eu incluo: pais, alunos, funcionários de apoio, docentes e equipe técnico-pedagógica o desejo por uma educação que valorize o indivíduo quanto pessoa, para assim vencermos o fracasso escolar

Como gestor não me vejo sentada em minha sala envolvida com papéis; meu papel é estar envolvida com pessoas acima de tudo.

Vejo o papel do gestor hoje como alma do fazer pedagógico, é ele quem incentiva a equipe e toda comunidade escolar para as melhorias que precisam ser feitas, para uma integração maior de todos os envolvidos na educação das crianças.

Um gestor deve estar em todos os setores discutindo melhorias para o bom andamento de sua Unidade Escolar e valorizando a opinião de todos os envolvidos nela. Penso que para alcançarmos os verdadeiros objetivos da educação é necessário que haja unidade entre os diversos setores da escola.

Ele precisa estar presente nas reuniões pedagógicas para poder ouvir o que cada docente tem a falar, ele precisa estar em contato constante com responsáveis, pois estes são os melhores para falar do desenvolvimento das crianças e da própria Unidade Escolar; ele na verdade precisa ser um elo entre todos os envolvidos no processo de educação, buscando o aprimoramento de todos inclusive o dele próprio.

É preciso incentivar nossos professores na busca de melhorias na sua formação e dar a ele meios para fazê-las.

É necessário realizar amplos debates e seminários com temas como ética e postura do professor, formações que venham ajudar a mudança de prática em sua sala de aula.

Nenhum comentário:

Postar um comentário